Instituição
A Fundação Ferreira Freire é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 26/03/1962, por disposição testamentária do Conselheiro Dr. José Luís Ferreira Freire, com sede no lugar e freguesia de Portunhos, concelho de Cantanhede e tem os estatutos aprovados e registados na Direcção Geral da Acção Social sob o número 30/85, a folhas 134 e 134 verso, do livro nº 2 das Fundações de Solidariedade Social, desde 26 de Julho de 1985.
A Fundação Ferreira Freire, tem por objectivos prioritários promover acções de Solidariedade Social, nomeadamente, ao desenvolver atividades de proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho, bem como a assistência a pessoas com deficiência; secundariamente incumbe-lhe a proteção e apoio à família; a promoção da integração social e comunitária; a promoção e proteção da saúde e a prevenção e controlo da doença; a educação e formação profissional dos cidadãos bem como desenvolver a promoção recreativa e cultural, o convívio social e a cooperação com outros organismos oficiais ou particulares e o seu âmbito de ação abrange a área geográfica em que se insere o Concelho de Cantanhede e a Freguesia de Tentúgal (Concelho de Montemor – o – Velho) e eventualmente outros Concelhos, podendo, para tanto, criar, adaptar ou manter equipamentos, nomeadamente, para lar de idosos e apoio e integração de deficientes; centro de dia para idosos e apoio domiciliário.
Para realização dos seus objectivos, a Instituição propõe-se: atender e acolher pessoas idosas, cuja problemática bio psicossocial que não seja passível de outra resposta; proporcionar serviços permanentes adequados à satisfação das necessidades dos utentes, nomeadamente alojamento, alimentação, assistência religiosa, médica, de enfermagem, ocupação e ajuda psicossocial; prestar os apoios necessários às famílias dos clientes no sentido de fortalecer a relação inter-familiar e preservar os laços familiares; estimular o convívio entre idosos e comunidade (e outras instituições), possibilitando-lhes uma vida activa, favorecendo as relações interpessoais ao nível dos idosos e com outros grupos etários, evitando situações de isolamento e /ou desadaptação.
Assim é de salientar que esta instituição tem dado resposta nas últimas décadas quer a pessoas com grande dependência, quer a pessoas com grandes dificuldades económicas.
No apoio à população idosa a instituição tem as respostas de Estrutura Residencial Para Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário e de Centro de Dia.
A resposta de Estrutura Residencial Para Idosos é a resposta com maior capacidade de resposta e de utilizadores, tendo capacidade para 95 clientes. Seguidamente, a resposta de Serviço de Apoio Domiciliário com capacidade para 20 clientes e por fim, a resposta de Centro de Dia com capacidade para 20 clientes.
A organização e funcionamento dos diversos sectores de actividade, constarão de regulamentos internos elaborados pelo Conselho de Administração.
Os serviços prestados pela instituição serão gratuitos ou remunerados em regime de porcionismo, de acordo com a situação económica – financeira dos clientes, apurada em inquérito a que se deverá sempre proceder.
Para admissão dos clientes, será dada prioridade em igualdade de circunstâncias, primeiramente aos clientes da Freguesia de Tentúgal, seguidos aos idosos das Freguesias de Portunhos, Pocariça e Ançã e só depois as restantes Freguesias do Concelho de Cantanhede, de acordo com a vontade do testador.
A Fundação Ferreira Freire além do apoio à população idosa, preocupa-se com a comunidade. É uma instituição mediadora e receptora do PCAAC (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados). Tem parcerias formais com diversas entidades, tais como: Câmara Municipal de Cantanhede; Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra; Instituto da Segurança Social; Fundação Laura dos Santos; Fundação Mário da Cunha Brito; Junta de Freguesia de Portunhos; Bombeiros Voluntários de Cantanhede; Centro de Saúde de Cantanhede, entre outras. Participa activamente nas reuniões de RSI (Rendimento Social de Inserção), PDIAS (Programa Desenvolvimento Integrado da Acção Social); É membro do CLAS (Conselho Local de Acção Social).